Desde que o país se redemocratizou, superando os anos de governo da Ditadura Civil-Militar, tem sido assim: a cada dois anos o eleitorado brasileiro é chamado a ir às urnas para escolher seus representes para as instâncias de poder.
Um processo que se dá alternando entre as eleições gerais e as eleições municipais. As eleições gerais para a escolha de Presidente e Vice-presidente da República; Governadores dos Estados e do Distrito Federal; renovação parcial do Senado em um ou dois terço dos Senadores; Deputados Estaduais, Deputados Distritais e Deputados Federais. As eleições municipais para a renovação dos representantes do Executivo Municipal e da Câmara Municipal em todo o país.
Em 2018, houve as eleições gerais e neste ano de 2020 foi o momento de realização das eleições municipais, quando o eleitorado foi chamado às urnas para escolher vereadoras e vereadores, prefeitas/prefeitos, vice-prefeitas/vice-prefeitos para administrar os municípios brasileiros a partir de janeiro de 2021.
Um eleitorado nacional de 147.918.483 (cento quarenta e sete milhões, novecentos e dezoito mil e quatrocentos e oitenta e três) eleitoras/eleitores presentes nos 5.570 (cinco mil, quinhentos e setenta) municípios brasileiros, dos quais 5.568 (cinto mil quinhentos e sessenta e oito) municípios participaram das eleições municipais.
Somente para que você amiga leitora e litor amigo tenha uma ideia deste movimento, basta dizer que os dados apontam para entorno de 551.551 candidaturas para este pleito, sendo 19.159 a prefeitas/prefeitos; 19.245 a vice-feitas/vice-prefeitos; 513.177 candidaturas a vereadoras/vereadores em todo o país.
Em Minas Gerais, para os 853 municípios, foram apresentadas por volta de 80.856 candidaturas, sendo 2.859 a prefeitas/prefeito; 2.785 a vice-prefeitas/prefeitos; e 75.322 candidaturas a vereadoras/vereadores no Estado. Entre os municípios mineiros.
Uberlândia, de onde é elaborada esta reflexão, houve o pedido de 891 candidaturas, sendo 11 destas a prefeitas/prefeitos, 11 a vice-prefeitas/vice-prefeitos e 869 candidaturas a vereadoras/vereadores na cidade.
Estes elementos trazem alguns dados que possibilitam compreender esse momento de movimentação da sociedade brasileira no entorno da escolha daquelas e daqueles que serão os responsáveis pela administração pública em cada município brasileiro para compartilhar um pouco sobre este debate no sentido de entender o resultado do processo eleitoral brasileiro a partir das eleições municipais 2020.
REFERÊNCIAS: UOL. Eleições 2020: apuração. Disponível em <https://noticias.uol.com.br>. Acesso em 27 de novembro de 2020.
Manoel Cipriano
Mestre em Educação, Especialista em Direito,Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
Autor de artigos, obras didáticas, obras poéticas e de romances, dentre outras produções literárias.
Comments