Manoel Cipriano
12/10/2023
SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Nominações de Maria em perspectiva. 3. Considerações. 4. Referências.
1. INTRODUÇÃO
Círio de Nazaré e Nossa Senhora de Aparecida, festividades marianas destes dias no âmbito da sociedade brasileira, além de serem consideradas grandes expressões da dedicação da fé em Maria, são também formas distintas entre as mais diversas denominações referentes à Mãe de Jesus; uma tradição que presente ao longo dos tempos, resultando, assim, numa pluralidade de denominações a esta Santa do cristianismo, com ressalva particular ao de matriz católica; a presente reflexão traz um olhar sobre as diversas nominações atribuídas à identidade de Maria, numa contribuição no sentido de compreender a pluralidade de nomes esta recebe pelos seus fiéis seguidores.
2. NOMINAÇÕES DE MARIA EM PERSPECTIVA
Ao longo do tempo, Maria tem recebido nominações dadas ora em decorrência de suas atribuições pessoais e, por vez, em vista do lugar em ocorreram, segundo relatos dos seus seguidores, algumas das maravilhas celestes a ela atribuídas; ou, ainda, como forma de referência às ações de proteção que ela realiza para com os seus fiéis devotos.
Neste sentido, nominações como Nossa Senhora da Anunciação, referindo-se ao anúncio divino, dado pelo Anjo Gabriel, de que ela teria sido escolhida para ser a mãe de Jesus; Virgem Maria, numa alusão de que o parto não lhes tirou a condição de virgem; Maria Imaculada, reconhecendo ser ela uma mulher sem quaisquer erros ou máculas; Maria Concebida sem Pecado, uma proclamação de que não trouxe em si o pecado original, atributo comum aos que descendem de Adão e Eva; e Maria a Mãe de Jesus, Nossa senhora de Assunção, referindo-se à elevação ou arrebatamento de Maria aos Céus são algumas das referências marianas em decorrência de atribuição de caráter pessoal de Maria, dentre outras.
Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Aparecida são, Nossa Senhora do Carmo são, por sua vez, nominações dadas a Maria em referência ao lugar em que ela se fez presente aos seus seguidores.
Outras nominações a Maria são dadas a partir de alguma atribuição que decorre de ações de proteção mariana, a exemplo de Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora dos Aflitos, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Mãe Peregrina, Mãe dos Pobres, Mãe de Deus, dentre tantas outras.
Todo este universo de nominações de Maria, além de expressão da fé, manifesta, também, o pluralismo da identidade marina ao longo da história do cristianismo; além do que, expressa uma maneira de legitimar outras entidades femininas de religiões cujas matrizes não são do cristianismo; o que se percebe pela estrutura de representações físicas da imagem de sua pessoa.
Observa-se, então, que na perspectiva histórica há imagens de Maria em diversas tonalidades, a exemplo de negras, como é exemplo Nossa Senhora de Aparecida; contudo, a cor branca tem sido a maior parte de sua representação física; além do que, em regra, o espectro que prevalece é o de legitimação da estrutura cultural dominante, assim como, dos valores tradicionalmente conservadores.
3. CONSIDERAÇÕES
Percebe-se, então, a existência de uma pluralidade de denominações atribuídas a Maria; o que se dá a partir de atributos pessoais, assim como em vista da territorialidade de sua manifestação aos fiéis e, ainda, na perspectiva da função que ela exerce sobre as pessoas.
Deduz-se, portanto, que esta diversidade de nominações de marianas expressa o pluralismo da identidade de Maria; uma situação presente ontem, hoje e que tende a continuar norteando e alimentando a fé dos seus seguidores, os quais assim se expressam ainda que não entendam que as diversa nominações se referem a uma e mesma Mulher: Maria de Nazaré da Galileia, reconhecida no sio do cristianismo como sendo a Mãe de Jesus, o Filho de Deus, tendo este escolhido vir a este mundo pelo seio de uma Mulher.
4. REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Títulos de Maria. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_de_Maria>. Acesso em 15 ago. 2023.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Círio de Nazaré. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADrio_de_Nazar%C3%A9>. Acesso em 10 out. 2023.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Nossa Senhora de Aparecida. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida>. Acesso em 11 Out. 2023.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Nossa Senhora de Guadalupe. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe_(M%C3%A9xico)>. Acesso em 11 Out. 2023.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Nossa Senhora de Fátima. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_F%C3%A1tima>. Acesso em 11 Out. 2023.
Comments